Comprometimento no trabalho | Blog |

07 jun Comprometimento no trabalho

Um trabalhador que revela comprometimento profissional se compromete a cumprir as tarefas que lhe foram designadas, e está focado nas coisas verdadeiramente importantes. O trabalhador comprometido com a empresa é leal, conhece a sua cultura organizacional e trabalha para o seu sucesso. É muito difícil haver um comprometimento de um trabalhador se não há motivação, e por isso os líderes da organização devem motivar os seus trabalhadores, de forma a criar o desejo de comprometimento nos seus colaboradores.
Alguns autores indicam que existem três níveis ou vertentes de comprometimento entre uma organização e os trabalhadores:
 
comprometimento afetivo: o trabalhador assume o compromisso porque tem uma relação emocional com a empresa e deseja permanecer nela;
comprometimento instrumental: ocorre porque o colaborador da empresa compreende que precisa de uma remuneração salarial, e ficará prejudicado se sair da empresa;
comprometimento normativo: neste caso, o comprometimento existe porque os funcionários entendem que são forçados a continuar na organização.
 
É importante salientar que mais de um nível de comprometimento podem coexistir em cada trabalhador.

Comentários:

Categorias

Arquivo